Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Autarquia de VRSA reúne-se com Junta de Andaluzia para aprofundar projetos de cooperação

05/09/2019

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recebeu hoje a visita de dirigentes da Junta de Andaluzia, no âmbito de uma ronda de contactos da entidade espanhola com as regiões portuguesas do Algarve e Alentejo.

A comitiva espanhola fez-se representar por Elías Bendodo, Conselheiro da Presidência, Administração Pública e Interior da Junta de Andaluzia, que foi recebido no salão nobre dos Paços do Concelho pelo vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Romão.

A cooperação transfronteiriça entre a Andaluzia e o sul de Portugal foi um dos principais pontos em cima da mesa, tendo VRSA, como cidade de fronteira, sido considerado um foco estratégico nesse processo de convergência.

Nesta sequência, foi discutida a necessidade de melhorar a mobilidade entre Portugal e Espanha, nomeadamente através da promoção e extensão da ferrovia internacional e da navegabilidade do Rio Guadiana.

No encontro bilateral, foi igualmente apresentada a «Eurocidade do Guadiana», projeto que une os concelhos portugueses de VRSA e Castro Marim e o ayuntamiento espanhol de Ayamonte, a qual tem apostado na potencialização e promoção partilhada dos recursos turísticos, culturais e económicos das três localidades.