Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Município de VRSA associou-se às Comemorações dos 50 anos dos Anais do Município de Faro

30/10/2019

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António participou, no dia 26 de outubro, nas Comemorações dos 50 anos dos Anais do Município de Faro.

A sessão decorreu na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa e integrou a apresentação do volume XLI da publicação, bem como uma homenagem ao Prof. Doutor Joaquim Romero Magalhães.

O Município de VRSA foi representado através da publicação de uma investigação de Fernando Pessanha, técnico superior do Arquivo Histórico Municipal de VRSA, licenciado em Património Cultural, mestre em História do Algarve e doutorando em Património Histórico, com mais de duas dezenas de livros e artigos científicos publicados em Portugal, Espanha e Marrocos.

A investigação publicada, intitulada “Rui Barreto: a capitania do alcaide-mor de Faro em Azamor (1513-1514)”, visou dar a conhecer o envolvimento de Rui Barreto, vedor da fazenda do Algarve e figura incontornável da História de Faro e da região, no projeto imperial manuelino, nomeadamente no que se refere à sua participação na conquista de Azamor, praça norte-africana que teve como primeiro capitão o alcaide-mor de Faro, Rui Barreto.

A edição deste ano conta com um leque de artigos de grande qualidade de autores consagrados, entre os quais um da autoria do próprio homenageado.

A apresentação esteve a cargo do Historiador Álvaro Garrido, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX).