Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Lançamento do novo guia de Ornitologia com Workshop e saída de campo, com a presença do ornitólogo Thijs Valkenbur

Lançamento do novo guia de Ornitologia com Workshop e saída de campo, com a presença do ornitólogo Thijs Valkenbur

07/11/2019

A Odiana lança a sua nova ferramenta turística num Workshop e Saída de Campo no dia 16 de novembro. O desafio é conhecer o novo «Guia de Ornitologia do Baixo Guadiana» e utilizá-lo como ferramenta para a saída de campo guiada. Inscrições para o workshop já estão abertas!

Depois do sucesso da 1ª edição em 2018, a Odiana lança agora a segunda etapa de mais um workshop e saída de campo no próximo dia 16 de Novembro (sábado).

O evento acontece no Centro Interpretativo do Revelim de Santo António em Castro Marim, tendo como pano de fundo a Reserva Natural do Sapal, as salinas e uma vista de 360º sobre a paisagem natural do território. Aqui será feita a apresentação e lançamento oficial do novo «Guia de Ornitologia do Baixo Guadiana», que conta com a presença da Região de Turismo do Algarve. O novo Guia é um produto informativo, técnico e promocional, uma verdadeira ferramenta de bolso com funcionalidade para amadores e profissionais e utilidade prática no terreno.

Para abordar o birdwatching a iniciativa conta com uma presença de referência na área, falamos de Thijs Valkenburg, colaborador da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), colaborador no Atlas das Aves Nidificantes em Portugal Continental, e Atlas das Aves Invernantes e Migradoras. É anilhador credenciado pelo ICNF e pela Vogelstrekstation (Holanda). Para além da palestra o ornitólogo irá também apresentar o trabalho do RIAS, onde desde 2011 realiza a marcação e seguimento de animais. A parte da manhã encerra em pleno com a devolução de uma ave recuperada à Natureza.

A parte da tarde está reservada à componente mais prática, com utilização do novo Guia numa saída de campo à Reserva Natural, espaço privilegiado por albergar centenas de espécies. A saída é guiada pelo fotógrafo vila-realense Agostinho Gomes, com colaborações em diversas publicações institucionais e particulares, entre as quais o ICNF e a SPEA.

Para inscrição basta enviar email com o nome o contacto para: comunicacao@odiana.pt

Esta iniciativa pretende impulsionar a prática do birdwatching, bem como fomentar a visita e usufruto do Parque Natural da Ria Formosa e da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA. Conta com o apoio dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (ICNF).

Recorde que esta iniciativa é uma organização da Associação Odiana, com a colaboração do Ornitólogo Agostinho Gomes, no âmbito do projeto PROMOTURIS – Plano de Promoção Turística e Cultural - uma iniciativa Odiana apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

Para mais informações consulte www.facebook.com/associacaoodiana

 

 

NOTAS CURRICULARES DOS PALESTRANTES:

Thijs Valkenburg formou-se como Técnico Ambiental e Florestal na escola profissional MBCS-Velp, em Arnhem, Holanda. Realizou vários estágios curriculares com avifauna, colaborando com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) nos Açores, através do projeto LIFE Priolo (LIFE03 NAT/P/000013), e na Madeira, através do projeto LIFE SOS Freira do Bugio (LIFE06 NAT/P/000184), e também na Holanda, com o Centro de Estudos para a Avifauna Holandesa (SOVON). Tem contribuído para diversos projetos científicos, incluindo os projetos Arenaria, LIFE Ilhas santuário para as aves marinhas (LIFE07 NAT/P/000649), Atlas das Aves Nidificantes em Portugal Continental, e Atlas das Aves Invernantes e Migradoras. É anilhador credenciado pelo ICNF e pela Vogelstrekstation (Holanda) e, desde 2011, realiza a marcação e seguimento de animais no RIAS.

Agostinho Gomes, nasceu em Castro Marim em 1963. Fotografa e observa aves desde 1987, e, desde então tem dedicado o seu tempo livre, principalmente, às aves existentes na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. As suas fotografias sobre avifauna são frequentemente utilizadas em diversas publicações institucionais e particulares, entre as quais se destacam: ICNF, Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, Câmara Municipal de Castro Marim, Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Associação Odiana, Parque Natural da Ria Formosa, Parque Ambiental de Vilamoura, SPEA. É Membro e colaborante na Associação dos Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António – ¼ Escuro.

Documentos para Download