Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Parques de Autocaravanismo

A região do Algarve é o destino mais procurado pelos autocaravanistas em Portugal e, no contexto europeu e mediterrânico, uma das regiões de eleição sobretudo nos meses de Inverno e Primavera. Durante praticamente todo o ano, o Algarve é a região preferida de uma numerosa, heterogénea e activa comunidade de autocaravanistas, com crescentes graus de exigência, que encontra na região um vasto leque de razões e de motivos de interesse – do suave e ameno clima à hospitalidade, da paisagem e da qualidade ambiental ao rico património cultural, gastronomia e generosa oferta de serviços – que já criaram nos nossos visitantes um grau de fidelização absolutamente notável e sem correspondência tanto noutras regiões como noutros segmentos do turismo.

O autocaravanismo tornou-se nos últimos anos uma forma particularmente privilegiada para visitar, conhecer e desfrutar do Algarve – todo o Algarve –, em qualquer época do ano. Por outro lado, os prolongados tempos de estadia dos autocaravanistas na região permitem, como em nenhuma outra modalidade do turismo, conhecer a região em toda a plenitude e diversidade, bem como uma activa participação na vida e no quotidiano local e a interacção com as populações. Pela qualidade da região, e pelas características únicas do autocaravanismo, é um privilégio ser autocaravanista no Algarve. 

Para fazer face à extraordinária procura que o autocaravanismo vem gerando na região, para dotar a região de uma oferta qualificada e simultaneamente para salvaguardar as questões relacionadas com a vulnerabilidade e a suscetibilidade da paisagem algarvia, as entidades regionais iniciaram um processo de constituição e consolidação de uma oferta regional qualificada de espaços para o acolhimento de autocaravanas através da Rede de Acolhimento ao Autocaravanismo na região do Algarve.

Atualmente, o Município de VRSA explora duas áreas de serviço de autocaravanas, que integram esta rede:

    • Muralha
    • Muralha
    • Manta Rota
    • Manta Rota
    • Rede Autocaravanismo Algarve
    • Rede Autocaravanismo Algarve