Site Autarquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasPrograma «Cuidar»Eurocidade do Guadiana

Prémio António Rosa Mendes - II edição

Vila Real de Santo António promove segunda edição do maior prémio literário do país

No ano em que se comemora o sexagésimo segundo aniversário sobre o nascimento de António Rosa Mendes, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lança a segunda edição do «Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes», o maior concurso do país que visa promover a investigação e a literatura sobre história.

O prémio tem um valor pecuniário de 10 mil euros – o que o transforma no maior da sua categoria –, havendo a possibilidade de a obra vencedora vir a ser publicada por uma editora comercial.

Com periodicidade bienal, este concurso, lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da Universidade do Algarve ao ilustre vila-realense, falecido em 2013, destina-se a galardoar o melhor trabalho literário inédito na modalidade de ensaio histórico, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna.

Serão admitidos a concurso todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros, desde que apresentem a obra em língua portuguesa. Os trabalhos entregues deverão ser originais, inéditos e não premiados anteriormente.

O prazo de receção das obras concorrentes termina a 31 de dezembro de 2016, devendo o júri tomar decisão até 12 de maio de 2017. O prémio será posteriormente entregue ao autor da obra vencedora, nos Paços do Concelho de Vila Real de Santo António, no dia 22 de maio de 2017.