Vila Real de Santo António promove a «Semana do Idoso»

Vila Real de Santo António  promove a «Semana do Idoso»

27/09/2016

O município de Vila Real de Santo António organiza, entre os dias 3 e 7 de outubro, a Semana do Idoso, assinalando desta forma o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de outubro e instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa tem lugar nas Casas do Avô de Monte Gordo e de Vila Real de Santo António e contempla atividades dirigidas não só aos utentes, mas também aos familiares, como sessões de esclarecimento, animação musical e exposições de trabalhos manuais.

A Semana do Idoso tem início no dia 3 de outubro, às 14h30, na Casa do Avô de Monte Gordo, com o espetáculo do grupo de dança espanhola «Pasión Flamenca». Simultaneamente, será efetuada a entrega de uma oferta a cada um dos utentes.

Já nos dias 4 e 6 de outubro têm lugar rastreios de saúde (tensão arterial, colesterol e glicémia) em Monte Gordo e Vila Real de Santo António, respetivamente, entre as 9h00 e as 13h00.

O evento prossegue no dia 7, às 17h30, com uma sessão sobre cuidados na terceira idade, dirigida a cuidadores e familiares, onde, entre outros temas, serão abordadas as questões da demência em idosos.

O dia encerra com a entrega de um manual do cuidador aos familiares dos ‘avós’, a que se seguirá um momento de convívio.

Sobre o projeto ‘Casa do Avô’

Mais do que um centro de dia, «A Casa do Avô» é uma unidade especializada no acompanhamento da população sénior do concelho de VRSA (mais de 65 anos) e visa prestar assistência transversal em áreas tão distintas como os cuidados básicos de saúde, as terapias ocupacionais ou o desenvolvimento de competências.

Entre as várias atividades ao dispor dos utentes encontram-se aulas de ioga, aulas de expressão plástica e manualidades, culinária, terapia musical, sessões de fisioterapia, entre outras. Aos ‘avós’ é ainda fornecido transporte diário entre a habitação e as instalações, bem como duas refeições diárias.

Contando já com 8 anos de atividade, o equipamento dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída por um animador sociocultural, auxiliar de geriatria, um técnico de desporto, fisioterapeuta, psicólogo, massagista, enfermeiro e técnico de serviço social.

A Casa do Avô possui dois polos no concelho de VRSA: um está sediado na cidade, junto ao Mercado Municipal, enquanto o outro se encontra localizado no Centro Comunitário de Monte Gordo.

Atualmente, as duas unidades beneficiam cerca de uma centena de utentes, representando um investimento municipal superior a 200 mil euros/ano.