Site Autarquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasPrograma «Cuidar»Eurocidade do Guadiana

Autarquia de VRSA oferece material escolar a meia centena de salas de aula

Autarquia de VRSA oferece material escolar a meia centena de salas de aula

20/10/2016

A autarquia de Vila Real de Santo António entrega, esta semana, 50 kits de material escolar a meia centena de salas do pré-escolar e do primeiro ciclo. A medida abrange cerca de 1200 alunos e representa um investimento de 150 euros por sala.

O kit distribuído aos alunos integra lápis de cor, marcadores, guaches, cartolinas, resmas de papel, borrachas, plasticinas, entre outros materiais didáticos, dotando as salas com os materiais necessários para todo o ano escolar.

Esta medida junta-se ao programa de atribuição gratuita de livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano letivo 2016-2017, orçamentado em 70 mil euros, ajudando desta forma as famílias a superar as dificuldades financeiras.

Para Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, «à semelhança da oferta de livros escolares, a oferta de material didático abrange largas centenas de alunos, contribuindo para o sucesso escolar das nossas crianças e para o enriquecimento curricular das salas de aula».

«A estas valências, juntam-se os apoios em vigor no domínio das refeições, transportes, recursos humanos e manutenção do parque escolar, o que totaliza um investimento global de cerca 1,5 milhões no setor da educação, neste novo ano letivo», prossegue Conceição Cabrita.

De forma pioneira, VRSA continua a ser o único município do Algarve a disponibilizar, de forma gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde.

Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal prevê auxiliar mais de 300 alunos, no caso do escalão A, e cerca de 150 alunos, no escalão B.

Em paralelo, a autarquia possui ainda diversos programas de desporto escolar, nomeadamente a «Escola Ativa», bem como o projeto «Já sei nadar», que, nos dois últimos anos, ensinou mais de um milhar de crianças a nadar.