Voto de pesar pela Morte de Fidel Castro

26/11/2016

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, vem por este meio manifestar o seu pesar e lamentar a morte do líder cubano Fidel Castro. Da mesma forma, o autarca destaca o papel importante da República de Cuba na recuperação da visão e dos problemas oftalmológicos de mais de 300 vila-realenses.

Recorde-se que a autarquia de Vila Real de Santo António foi pioneira no envio de pacientes a Cuba para realização de cirurgias oftalmológicas quando, em Portugal, no Serviço Nacional de Saúde, se esperava em média 8 anos por uma cirurgia.

Em homenagem ao papel da República de Cuba e ao seu líder histórico, o município de Vila Real de Santo António irá colocar a sua bandeira a meia-haste.

Além da saúde, Vila Real de Santo António possui diversos protocolos estabelecidos com Cuba em diversas áreas, nomeadamente na educação, desporto, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

Na cultura, esta proximidade traduz-se na organização anual do Encontro de Cultura Cubana, evento que está prestes a cumprir uma década de existência, bem como ao acolhimento, em Vila Real de Santo António, da cimeira Ibero-americana José Martí.