Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Rede Azul traz «Leôncio & Lena» ao palco de Centro Cultural

Rede Azul traz «Leôncio & Lena» ao palco de Centro Cultural

30/01/2017

O Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, recebe, esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, a peça de teatro «Leôncio & Lena», de João de Brito.

Depois da sua estreia, em outubro, esta peça de que também tem música e vídeo e ganhou o 1º concurso «Convite à Criação», lançado pela AZUL - Rede de Teatros do Algarve vai passar por VRSA.

João de Brito é o autor e encenador de «Leôncio e Lena», cuja peça é inspirada no texto com o mesmo título de Georg Büchner e com cenas adaptadas ao universo algarvio.

Dois reinos dividem o Algarve, o pequeno reino do Barlavento e o pequeno reino do Sotavento. Leôncio e Lena são príncipes destes distintos reinos. Por vontade real, os seus destinos cruzar-se-ão por vias do matrimónio. Ambos fogem para Lisboa.

O texto de Büchner é transversal a todas as gerações e sociedades. Uma narrativa simples e ao mesmo tempo muito vanguardista que não deixou João de Brito indiferente, o qual aproveitou o romantismo e a poética das palavras para trabalhar questões como o meta-teatro, a dissonância, a música, o vídeo e a desconstrução.

A partir desta base dramatúrgica, o encenador foi à procura das identidades e especificidades da história e cultura algarvias, nomeadamente dos inevitáveis contrastes entre barlavento e sotavento, e criou uma peça original, questionadora e cativante.

 

 

Duração: 90 minutos (sem intervalo)

Preço: 5 euros

Público-alvo: M/12