Algarve Cup traz elite do futebol feminino a Vila Real de Santo António

21/02/2017

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 1 e 8 de março, a Algarve Cup, também conhecida como o Mundialito de Futebol Feminino, torneio que traz até aos relvados algarvios a elite do futebol feminino, bem como as árbitras mais conceituadas da atualidade.

Esta, que é a maior competição do mundo a seguir aos grandes torneios oficiais da modalidade (Campeonatos do Mundo e da Europa e Jogos Olímpicos), é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol e pela FIFA e terá lugar nos concelhos de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé e Vila Real de Santo António.

Na edição deste ano, o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe quatro partidas ao longo dos dias 3 e 6 de março (Austrália x Holanda, China x Suécia, Islândia x Espanha e Rússia x Dinamarca).

Portugal está integrado no Grupo 1 da Algarve Cup 2017, juntamente com as seleções de Rússia, Dinamarca e Canadá. As canadianas, que venceram a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016, são as detentoras do troféu.

A seleção russa, que Portugal irá defrontar na primeira jornada, a 1 de março, é uma velha conhecida da Equipa das Quinas, tendo vencido os sete jogos disputados frente à armada lusa.

Frente às dinamarquesas, a formação portuguesa somou 18 derrotas e dois empates. Já diante do Canadá, Portugal jogou em 2001 e 2002 na Algarve Cup e perdeu os dois encontros.

As duas equipas com a melhor classificação dos três grupos em prova irão disputar a final, a 8 de março. A terceira equipa melhor classificada e o melhor segundo classificado irão defrontar-se no jogo de atribuição do 3º lugar.

A Algarve Cup é um dos eventos de maior prestígio do futebol feminino internacional e reúne organismos como a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol do Algarve e a FIFA, bem como os concelhos algarvios que recebem as mais de duas dezenas de partidas.

A escolha de Vila Real de Santo António para esta competição é sinal do reconhecimento da qualidade e do trabalho de promoção do Complexo Desportivo de VRSA, estrutura que tem atraído dezenas de provas de interesse mediático.

Recorde-se que o Complexo Desportivo de VRSA foi recentemente integrado pela Fundação do Desporto na rede nacional de Centros de Alto Rendimento, estando vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.

Calendário completo dos jogos e classificações: