Site Autarquico de Vila Real de Santo António

Áreas EstratégicasPrograma «Cuidar»Eurocidade do Guadiana

VRSA comemorou 29º aniversário da sua elevação a cidade

15/03/2017

Vila Real de Santo António, Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo comemoraram, no passado dia 11 de março, o 29º aniversário da sua elevação a cidade.

Este ano, as comemorações realizam-se em Montemor-o-Novo e contaram com a presença de representantes das 4 cidades geminadas, bem como de toda a comunidade escolar envolvida no projeto «À Descoberta das 4 Cidades», com a participação de cerca de uma centena e meia de alunos.

As celebrações tiveram lugar na Praça do Município, com o Hastear das Bandeiras, seguindo-se a entrega de lembranças ao presidente anfitrião, a entoação do tradicional hino do «Caracol da Amizade» e uma largada de balões com as cores representativas das 4 cidades. Ainda durante a manhã, tiveram lugar as comemorações oficiais, com uma Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Da cidade de Vila Real de santo António participaram nestas comemorações os alunos da EB1 Manuel Cabanas de Vila Nova de Cacela, intervenientes no projeto «À Descoberta das 4 Cidades», uma iniciativa interescolar que pretende dar a oportunidade a todas as crianças do 1º ciclo de conhecer estas cidades geograficamente, gastronomicamente e culturalmente tão diferentes.

Sobre o projeto «À Descoberta das 4 Cidades»

Em 1988 (11 de março), as então vilas de Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António foram elevadas à categoria de cidades. Este ato foi testemunhado por muitos fundanenses, marinhenses, montemorenses e vila-realenses na Assembleia da República.

A partir desta data, e através de uma geminação então criada, estas cidades passaram a denominar-se «cidades irmãs». O dia 11 de março ficou a ser comemorado, até hoje, como o dia de aniversário «das 4 cidades irmãs» que, anualmente - e de uma forma rotativa -, é celebrado em cada uma das localidades.

Mais tarde, em 1994, nasceu o projeto «À Descoberta das 4 Cidades», uma iniciativa interescolar que pretende dar a oportunidade a todas as crianças do 1º ciclo de conhecer, de uma forma mais próxima, estas cidades.