Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Grupo Pestana constrói Pousada de Portugal no Centro Histórico de Vila Real Sto. António

Grupo Pestana constrói Pousada de Portugal no Centro Histórico de Vila Real Sto. António

22/05/2017

O Centro Histórico de Vila Real de Santo António vai receber uma Pousada de Portugal. O investimento do Grupo Pestana, responsável pela gestão da rede nacional de pousadas, está cifrado em três milhões de euros e deverá gerar 30 postos de trabalho.

A nova unidade ficará sediada em quatro imóveis de interesse histórico - propriedade do município de VRSA e da empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana - e irá contar com 57 quartos, distribuídos por três núcleos.

A obra terá início no terceiro trimestre de 2017, prevendo-se a sua abertura no Verão de 2018. Além do alojamento, o projeto inclui salas de eventos, spa, piscina exterior e restaurante.

O conceito hoteleiro do projeto, apresentado esta segunda-feira, estará alicerçado na história de Vila Real de Santo António, criando um novo segmento turístico baseado no património e na cultura local.

De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, este investimento permitirá dotar a cidade com uma nova unidade de cinco estrelas, que se somará ao hotel Guadiana, cuja requalificação em unidade de luxo deverá ficar concluído no Verão.

Para o autarca, «a instalação da pousada é também o culminar do processo de requalificação ambiental, patrimonial e urbanística do concelho, onde foram investidos mais de 120 milhões de euros nos últimos 10 anos».

 

Segundo José Theotonio, CEO e presidente da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group, «o desenvolvimento turístico, assim como o trabalho de requalificação levado a cabo no Centro Histórico de VRSA e no seu património foram fatores que contribuíram para que o grupo hoteleiro escolhesse a cidade para ampliar o seu portefólio de investimentos».

Esta operação faz também parte da estratégia de recuperação do conjunto edificado da cidade e contribuirá fortemente para a notoriedade do concelho a nível nacional e internacional, promovendo a diferenciação do destino através de um turismo de qualidade superior e cultural.

«A futura Pousada de Portugal de VRSA é um produto diferenciador que não irá concorrer com as unidades hoteleiras já instaladas, trazendo novos segmentos turísticos e culturais para o município», remata Luís Castanheira Lopes, presidente do Grupo Pestana Pousadas.

 

Sobre o Pestana Hotel Group

No Algarve, o Pestana Hotel Group conta já com 16 unidades hoteleiras, 13 Pestana Hotels & Resorts e 3 Pousadas de Portugal (Palácio de Estoi em Faro, Fortaleza de Sagres e Convento de Tavira). Esta será a quarta Pousada de Portugal «algarvia» e a 17ª unidade Hoteleira do Grupo Pestana no Algarve.

 

Sobre o Centro Histórico de VRSA

Recorde-se que o Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na atualidade, um excelente exemplo da arquitetura e do urbanismo do século XVIII e possui um Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de VRSA, o que levou à constituição da primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) do país e à implementação do primeiro programa Jessica a sul do Tejo.