Áreas EstratégicasGabinete VRSA EmpregoEurocidade do GuadianaAssociativismo

Biblioteca Municipal de VRSA recebe apresentação do livro «De boca a orelha»

08/06/2018

«De boca a orelha. 365 Tesouros do Património Oral das 4 Cidades» é o nome do livro recentemente editado pelas 4 cidades irmãs de Vila Real de Santo António, Montemor-o-Novo, Marinha Grande e Fundão.

A obra vai ser apresentada ao público e entregue às turmas envolvidas no projecto, em Vila Real de Santo António, no próximo dia 15 de Junho, pelas 10h00 na Biblioteca Municipal Vicente Campinas.

Assinala o culminar da acção educativa «De Boca a Orelha», dinamizada entre 2014 e 2017 no âmbito do projecto «À Descoberta das 4 cidades».

Nos 4 municípios participam nesta acção educativa 8 turmas do 1º ciclo (duas do concelho de Vila Real de Santo António) num universo de cerca de 120 alunos que ao longo de três anos embarcaram numa viagem pelo património oral, em busca de contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas e trava-línguas, ainda vivos num contar de boca a orelha.

O livro, concebido a partir da pesquisa desenvolvida nas escolas, pretende devolver à comunidade todo o percurso e recolhas realizadas nas 4 cidades. Os 365 contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas e trava-línguas que apresentamos neste livro, e que podem ser lidos à medida que percorremos o calendário ao longo do ano, foram recolhidos, pelas crianças e professores, ainda numa cadeia de transmissão oral de avós para netos, de pais para filhos, de graúdos para miúdos.

A edição propõe uma viagem no espaço pelas 4 regiões do país onde as recolhas foram feitas, mas também no tempo, percorrendo os 365 dias de um ano e mergulhando num tempo muito antigo em que este contar de boca a orelha preenchia os dias de velhos e novos, unindo gerações.