PUBLICAÇÔES

Áreas EstratégicasGabinete VRSA EmpregoEurocidade do Guadiana

Apresentação pública do projeto «escavações arqueológicas em Cacela Velha»

05/07/2018

Decorreu ontem, dia 4 de Julho, no Arquivo Histórico Municipal de VRSA, pela voz da Dra. Cristina Garcia e da Prof. Maria João Valente, a apresentação pública do projeto «Muçulmanos e Cristãos em Cacela Medieval: território e identidades em mudança».

A iniciativa foi conjuntamente oganizada pela Universidade do Algarve e da Simon Fraser University do Canadá, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Ali foram apresentados os resultados dos estudos já realizados e os objectivos do projecto que dará continuidade a esta investigação histórico-arqueológica.

A Arqueologia tem vindo a revelar a existência de um bairro islâmico da época medieval em Cacela-a-Velha com suas casas, ruas e restos da vida quotidiana dos seus habitantes.

Este bairro foi abandonado antes da conquista do Castelo de Cacela pelas milícias cristãs da Ordem de Santiago, ao serviço dos reinos de Portugal e Castela.

O achado de restos de muros antigos construídos em alvenaria, associados a dezenas de ossadas humanas, comprovou que terá existido em Cacela o cemitério dos primeiros colonos cristãos que habitaram a região do baixo Guadiana.

Nesta sequência, realiza-se também, na próxima segunda-feira, dia 9 de julho, um dia aberto, com o objectivo de proporcionar à comunidade a realização de uma visita acompanhada a estas mesmas escavações que estão a decorrer no sítio do Poço Antigo, localizado imediatamente a Nordeste da Fortaleza de Cacela-a-Velha.