Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Presépio Gigante de Vila Real de Santo António é o maior do Algarve e reúne 5 mil figuras

27/11/2018

O Presépio Gigante de VRSA regressa aos recordes e caminha, em 2018, para a fasquia das 5000 figuras, voltando a apresentar muitas novidades na sua 16ª edição.

Afirmando-se como um dos maiores presépios do país e o maior do Algarve, a sua construção incorpora mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça.

Para surpreender os milhares de visitantes, a estrutura volta a apresentar peças novas e a apostar na introdução de iluminação led e de sistemas de animação sonora. A reconstituição de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia são outros dos atrativos.

Para dar vida a este presépio com 220 metros quadrados foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há quase um ano, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito nas instalações da autarquia.

Soma-se a esta extensa lista uma gigante base de suporte onde se localiza a área técnica, o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.

Uma das razões do sucesso do Presépio Gigante de VRSA está também nos relevos, cenários e figuras mecânicas que lhe dão vida, fatores que o distinguem de todos os outros existentes no país.

 

Presépio atrai visitantes de todo o mundo

O Presépio Gigante de VRSA tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a colaboração de Joaquim Soares, João Gomes e muitos outros voluntários que se juntaram ao projeto.

Ao longo dos anos, o presépio gigante tem ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis, holandeses, alemães, franceses e britânicos.

 

 

Presépio Gigante de VRSA

Local: Centro Cultural António Aleixo | VRSA

1 DEZ > 6 JAN 2019 (diariamente)

Horário: 10h00 - 13h00 | 14h30 - 19h00

(1 de janeiro: das 14h30 às 19h00)

 

Inauguração: 30 de novembro | 18h30

Documentos para Download