Bombeiros voluntários de VRSA alteram designação e integram Castro Marim

06/12/2018

A Associação Humanitária de Bombeiros de Vila Real de Santo António (AHBV VRSA) passa agora a integrar Castro Marim na sua designação.

A medida consolida uma relação que sempre existiu, uma vez que Castro Marim, o único município do país sem corporação, já fazia parte da zona de intervenção desta associação.

«Tendo em consideração a proximidade das duas sedes de concelho, não faz sentido implementar uma nova corporação a apenas três quilómetros da já existente. Com esta medida, continuam a otimizar-se os custos e os meios de socorro às populações e oficializa-se uma ligação já com muitos anos», afirma Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA.

Para a autarca, a medida trata-se também de uma questão de justiça: se, por um lado, VRSA tem mais habitantes, por outro lado Castro Marim apresenta uma maior área territorial.

«Desta forma, passa a existir um equilíbrio entre deveres e responsabilidades de ambos os concelhos, até porque Castro Marim também tem contribuído financeiramente para a corporação», nota Conceição Cabrita.

Esta alteração não irá provocar mudanças em termos operacionais, nem irá alterar os procedimentos de socorro às populações dos dois municípios, embora implique a alteração do regulamento interno da associação, decisão já aprovada em assembleia.