VRSA integra Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve

10/12/2018

O município de Vila Real de Santo António - através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) -, a Universidade do Algarve e a Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas assinaram na passada sexta-feira, um acordo de cooperação para a criação da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL).

O protocolo tem como finalidade o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos, visando a oferta de serviços comuns para a Comunidade Intermunicipal e a prestação de um serviço público de qualidade.

A rede, que vai integrar as bibliotecas municipais de 15 concelhos da região, bem como a biblioteca da Universidade do Algarve, prevê ainda dar continuidade a projetos de cooperação entre bibliotecas, contribuir para o processo de modernização administrativa, fomentar a criação de procedimentos comuns que conduzam à promoção da identidade regional, realizar projetos comuns e desenvolver atividades de formação e de promoção das literacias e de cidadania.

Além de VRSA, estiveram presentes, na assinatura do protocolo, todos os municípios do Algarve. O município de Aljezur não tem neste momento biblioteca municipal, mas o objetivo é que venha a ter e que seja também integrada nesta rede.

A estrutura coordenadora da BIBAL será assegurada por três bibliotecários, eleitos de dois em dois anos.