04/01/2019

A partir do dia 1 de janeiro de 2019, os sistemas de abastecimento de água e saneamento do município de Vila Real de Santo António serão geridos, em regime de concessão, pela Aquapor Serviços, SA, que, para o efeito, criou a empresa Águas de Vila Real de Santo António, SA (AdVRSA).

Na procura de um serviço de excelência, promovendo a melhoria contínua da satisfação dos munícipes, a AdVRSA irá investir mais de 52,6 milhões de euros, sendo que 46,1 respeitam a retribuições ao Município por investimentos já realizados e 6,5 destinam-se à renovação das redes de abastecimento e de saneamento.

Na sequência do concurso público aberto para a concessão, e para corresponder às recomendações tarifárias da entidade oficial que regula este setor de atividade (ERSAR), o Município definiu uma nova estrutura tarifária de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, a qual entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2019 (ver anexo).

Os clientes que, a partir desta data, pretendam pagar ao balcão as faturas emitidas pela VRSA SGU E.M. S.A., deverão dirigir-se, para o efeito, à sede da empresa sita na Rua José Barão, nº 4, em Vila Real de Santo António.

As faturas emitidas pela AdVRSA, a partir dessa data, poderão ser pagas através dos diversos meios que serão disponibilizados (designadamente, débito direto, multibanco, payshop ou CTT), ou ao balcão nos locais de atendimento já existentes nas três freguesias do concelho.

A partir do dia 1 de janeiro de 2019, o número de atendimento e comunicação de leituras passará a ser único - 281 249 900, substituindo os anteriores números 800 450 045, para comunicação de leituras, e 808 200 013 de atendimento comercial, que serão desativados.

No âmbito do processo de transição de responsabilidades, a informação relativa aos contratos de prestação de serviços será transferida da empresa VRSA SGU E.M. S.A. para a AdVRSA.

O processo da transferência será realizado integralmente entre as duas entidades e em nada afetará o serviço nem terá qualquer tipo de custo para os munícipes e clientes.

Assim, os contratos estabelecidos para o fornecimento dos serviços manter-se-ão nas mesmas condições, sem necessidade de qualquer intervenção por parte dos clientes.

Para os contratos cujas faturas são pagas por débito direto, a entidade credora será alterada da VRSA SGU para a AdVRSA junto do seu banco, sem necessidade de qualquer intervenção por parte do cliente, e cumprindo integralmente o propósito para o qual foi facultada a referida autorização, isto é, o pagamento das faturas decorrentes do serviço de fornecimento de água e recolha e drenagem de águas residuais.

Mais informação:

Concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento do município de VRSA.