Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Tarifa Social de energía eléctrica e gás natural

Tarifa Social de energía eléctrica e gás natural

07/05/2019

Os apoios sociais na eletricidade e no gás natural, têm tido cada vez mais impacto no orçamento das familias portuguesas, já que beneficiam a redução do valor da fatura destes serviços.

O processo de adesão tarifa social de eletricidade e gás, é efetuada de forma automática, pelas companhias de energia contratadas, que recebem informações por parte da segurança social com indicação de aplicação do desconto.

São elegiveis os clientes que sejam titulares do contrato em questão, não tendo uma potência superior a 6,9 kwh, nem um escalão de gás acima do 2. Tanto o salário anual auferido pelo agregado em questão, como os apoios sociais da segurança social recebidos pelos clientes, afetarão a decisão de serem elegiveis para beneficiar de 33,8% de desconto na luz e de 31,2% de desconto no gás.

Aqueles que saibam ter direito ao desconto social, e não o verifiquem na fatura, deverão contactar com as empresas, por telefone ou através da internet, e solicitar a ativação do mesmo, de forma a poupar na conta da luz e gás.

Está em curso um projeto de aplicação da tarifa social no gás de botija, implementado pelo Governo, onde se espera a adesão das várias empresas de forma a reduzir os gastos familiares com este gás. Prevê-se que em breve esta tarifa social esteja a ser implementada a todos os que tiverem direito.