Município de Vila Real de Santo António promove recolha de material ortopédico

19/09/2019

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através do Banco de Ajudas Técnicas, organiza, entre os dias 23 de setembro e 18 de outubro, uma campanha de recolha de material ortopédico.

A iniciativa visa a angariação de equipamentos, ainda em bom estado e já não necessários, que possam ser reutilizados por pessoas residentes no concelho que sofram de perda de autonomia, estejam em situação de dependência temporária ou permanente e não possuam recursos para adquirir este tipo de bens.

O Banco de Ajudas Técnicas, criado em 2011, constitui uma valência social que procura dar resposta às pessoas cuja situação de saúde imponha a utilização de produtos, dispositivos ou equipamentos que atenuem as dificuldades de mobilidade e permitam auxiliar a prestação de cuidados de saúde e higiene.

Por outro lado, facilita o papel dos cuidadores e proporciona a melhoria da qualidade de vida de todos os que vivam na dependência de terceiros.

Com esta ação, o município espera aumentar a quantidade e diversidade de material existente no Banco de Ajudas Técnicas, sendo desta forma possível responder a um maior número de solicitações e aumentar a variedade de equipamentos ortopédicos.

As doações poderão ser efetuadas por entidades coletivas ou cidadãos em nome individual junto da Câmara Municipal de VRSA ou nas freguesias do concelho.

Informações sobre doações ou cedências de material:

E-mail: das@cm-vrsa.pt

Poderá doar:

Cadeira de rodas

Canadianas

Andarilhos

Bengalas, tripés

Almofadas e colchões anti-escara

Cadeiras de banho ou de posicionamento

Camas articuladas

Outros equipamentos