Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Eurocidade do Guadiana participa na Assembleia Geral da RIET

Eurocidade do Guadiana participa  na Assembleia Geral da RIET

03/12/2019

A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) realiza, esta terça-feira, em Leiria, a sua Assembleia Geral, sessão que conta com a participação da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

A Eurocidade do Guadiana está representada pela sua presidente, Natália Santos, pelo seu diretor, Luís Romão (também vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA), e pelo vereador da Câmara Municipal de Ayamonte, Javier López, constituindo a única entidade transfronteiriça a representar os interesses da Andaluzia e do Algarve.

A Assembleia Geral da RIET é o principal encontro de reflexão e diálogo entre os governos de Espanha e Portugal, assumindo-se como um fórum de defesa dos interesses da fronteira hispano-lusa, no qual estão a ser debatidos temas como a 'Fotografia' Demográfica da Fronteira e o Impacto do Corredor do Atlântico no PIB e na Coesão do Território.

Recorde-se que a Eurocidade do Guadiana - constituída pelos municípios de Ayamonte (ES), Castro Marim e Vila Real de Santo António (PT) - acaba de apresentar o projeto EuroGuadiana 2020: Laboratório Europeu de Governação Transfronteiriça.

Este será o primeiro laboratório permanente de governação transfronteiriça na Euroregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, cujo objetivo é enfrentar os novos desafios territoriais, explorar metodologias de trabalho conjunto e elaborar estratégias de acordo com as novas diretrizes europeias.

Este programa é fruto de uma candidatura, cofinanciada pela União Europeia e aprovada pela RIET (Assembleia-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças), à qual a Eurocidade do Guadiana pertence após ser reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).

A constituição da Eurocidade do Guadiana como AECT, após uma série de anos de existência sem o ser, confere a esta entidade muito mais responsabilidades e expetativas em relação ao trabalho a desenvolver, permitindo à estrutura assumir-se como uma entidade que pensa e trabalha - de forma estratégica - o desenvolvimento sustentado do território, dando resposta ao conjunto de dificuldades e problemas decorrentes da situação periférica dos municípios que a integram.

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter