Aviso à população Perigo de incêndio rural - recomendações à população

25/07/2020

As condições meteorológicas previstas são favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial nas regiões do Centro e Sul do país.

1. SITUAÇÃO
    De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se para os próximos dias a continuação do tempo quente e seco, destacando-se os seguintes aspetos:
  •  Humidade relativa baixa no interior durante a tarde. Fraca recuperação noturna no interior e Algarve;
  •  Vento do quadrante norte por vezes forte no litoral oeste e terras altas, por vezes com rajadas até 65 km/h.
  •  As zonas das serras do litoral oeste, com risco mais elevado (Sintra, Montejunto, Monchique).

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, é:

• PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;
  • PROIBIDO fazer Queima de Amontoados. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;
  • PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;
  • PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
  • PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
  • PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias, e nos municípios, com Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
  • OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

A ANEPC apela assim à tolerância zero para o uso do fogo nos espaços florestais.
Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização

PUBLICAÇÔES