Aviso à população- incremento de perigo de incêndio rural - medidas preventivas

27/07/2020

Risco de incêndio Máximo ou Muito Elevado no Norte, Centro, Vale do Tejo, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e Elevado no restante território do continente (com exceção do litoral Centro).

1. SITUAÇÃO

Situação Meteorológica:

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), destaca-se, para as próximas 48 horas, um quadro meteorológico de tempo quente e seco (no interior) e vento forte na faixa costeira e terras altas, salientando-se o seguinte:

•  Humidade relativa baixa, inferior a 20% durante a tarde de hoje no interior, com fraca recuperação noturna na generalidade do território, exceto no litoral Norte e Centro e sotavento algarvio. Amanhã, humidade relativa inferior a 30% durante a tarde no interior, sendo inferior a 20% no interior Norte e Centro, com recuperação noturna para valores elevados, exceto nas terras altas do interior Norte e Centro.
  •  Temperatura máxima a manter, hoje e amanhã, valores acima de 33ºC no interior, que podem exceder os 39ºC no interior Centro e do Alentejo. Noites quentes, acima de 20 ºC em alguns pontos do interior Centro e Sul.
  •  Vento do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h), na faixa costeira ocidental, em especial durante a tarde, e nas terras altas, podendo persistir durante a noite. Para a amanhã, prevê-se também a ocorrência de rajadas até 65 km/h, a partir da tarde, no litoral e nas terras altas.
  •  Condições atmosféricas para situação de comportamento errático dos incêndios, em especial na região Centro durante o dia de amanhã.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Manutenção do tempo quente e seco, e do vento forte, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com a Declaração da Situação de Alerta em vigor, entre as 00h00 do dia 27de julho e as 23h59 do dia 28 de julho, é:

1) PROIBIDO o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

2) PROIBIDO realizar queimadas e queimas de sobrantes de exploração;

3) PROIBIDO utilizar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão. Estão suspensas as autorizações que tenham sido emitidas, nos distritos em que tenha sido declarado o estado de alerta especial de nível vermelho do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR);

4) PROIBIDO realizar trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.