Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Covid-19: medidas de contingência aplicadas na Escola Básica Santo António

Covid-19: medidas de contingência aplicadas na Escola Básica Santo António

06/01/2021

Na sequência da confirmação, no dia 5 de janeiro de 2021, de um caso de COVID-19 num funcionário da cozinha da Escola Básica Santo António, foram diligenciados, em articulação com a Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública Local, todos os procedimentos adequados à situação.

Também em articulação com o município de Vila Real de Santo António, foi criada uma nova equipa que permitirá o funcionamento do refeitório, garantindo, de forma ininterrupta, o serviço de refeições.

Mais se informa que a referida funcionária já se encontrava em situação de isolamento domiciliário desde o passado dia 30 de dezembro de 2020.

Ainda nesta sequência, e como medida de prevenção adicional, procedeu-se a uma desinfeção completa da área de cozinha e refeitório, de forma a minimizar quaisquer riscos de contágio.

Refira-se que o Agrupamento continua diariamente a implementar todas as medidas de prevenção e controlo de transmissão de SARS-CoV-2, respeitando todos os protocolos.

O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19.

Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.

Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS24 - 808 24 24 24).

Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, não havendo de momento necessidade de adotar outros cuidados adicionais além da referida monitorização de sintomas.

 

Mais informações aqui.

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter