Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Arquivo Histórico Municipal recebe nova sessão das Jornadas de História do Baixo Guadiana

Arquivo Histórico Municipal recebe nova sessão das Jornadas de História do Baixo Guadiana

20/03/2023

O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, recebe, na próxima sexta-feira, 24 de março, uma nova sessão das VIII Jornadas de História do Baixo Guadiana.

A palestra inicial está marcada para as as 10h00, com a temática «Sebastião Martins Mestre: da vitória na Guerra Peninsular à derrota nas Guerras Liberais», e será apresentada por Cátia Pereira, estudante de mestrado em História e Patrimónios pela Universidade do Algarve.

Sebastião Martins Mestre esteve presente em dois acontecimentos marcantes para a sociedade portuguesa do século XIX: as Invasões Francesas e as Guerras Liberais. O militar e político algarvio sempre se glorificou pela sua intervenção nas invasões napoleónicas, mas a imagem que tinha ficou alterada devido à sua conduta depois de enveredar pela política.

Segue-se a apresentação «Sobrevivência e perceção da fortificação senhorial no Baixo Guadiana», às 11h00, por Juan Luis Carriazo Rubio, do departamento de História, Geografia e Antropologia da Universidade de Huelva.

As costas portuguesa e espanhola do Baixo Guadiana conheceram a senhorialização de territórios e povoações com características muito diversas mas, em ambos os casos, ordens militares e casas nobres construíram ou mantiveram fortificações muito significativas. A influência de diversos fatores determinou a sua conservação ou destruição, até que o rio começou a marcar a diferença no que respeita à sobrevivência do património fortificado.

A parte da tarde está reservada para uma visita à exposição do castelo de Castro Marim, marcada para as 14h30, conduzida pelo técnico superior de cultura, Pedro Pires.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana, inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, são organizadas pela Câmara Municipal de VRSA / Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do telefone 281 510 260 ou do e-mail arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.

 

Programa:

9h50 > Abertura

10h00 > Comunicação: «Sebastião Martins Mestre: da vitória na Guerra Peninsular à derrota nas Guerras Liberais», por Cátia Pereira

10h45 > Pausa

11h00 > Comunicação: «Sobrevivência e perceção da fortificação senhorial no Baixo Guadiana» por Juan Luis Carriazo Rubio

12h00 - 14h00 > Pausa para almoço

14h30 > Visita à exposição do castelo de Castro Marim, conduzida por Pedro Pires