Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Rio Guadiana recebe simulacro de colisão entre duas embarcações

Rio Guadiana recebe simulacro de colisão entre duas embarcações

08/05/2023

O rio Guadiana será palco de um simulacro de colisão entre uma embarcação marítimo-turística e um barco de pesca, já esta terça-feira, entre as 08h00 e as 12h30.

O exercício MARSEC23, promovido pela Armada Española, tem como objetivo melhorar a coordenação entre as entidades envolvidas num cenário de Segurança Maritima, confirmar os Protocolos e Planos de Segurança em vigor e adestrar os vários envolvidos para uma situação de assistência a embarcações sinistradas e respetivos tripulantes e passageiros.

A simulação será coordenada pelo capitão marítimo de Huelva, Alejandro Andray e pelo capitão do porto e comandante-local da Polícia Marítima de VRSA, João Afonso Martins, e vai incluir uma operação de resgate, uma busca por desaparecidos e a evacuação de todos os feridos que se encontram nos portos de Vila Real de Santo António e Ayamonte, com diferentes quadros clínicos.

Do lado português participarão no exercício: Autoridade Marítima Nacional; Capitania de VRSA; Comando Local da Polícia Marítima de VRSA; Estação Salva-vidas de VRSA; Marinha Portuguesa; NRP Cassiopeia; Corpo de Bombeiros de VRSA; Serviço de Mergulho; Serviço de Assistência Médica; Serviço Municipal da Proteção Civil de VRSA; Embarcação Marítimo-turística «Jasmim Flor»; e Escola Secundária de Vila Real de Santo António.

De Espanha participam a Armada Española; Comandancia Naval de Huelva; Ayudantia Naval de Ayamonte; Unidade de Buceo de Cádiz; Patrullero P-101; Capitania de Marítima de Huelva; Ayuntamento de Ayamonte; SASEMAR; Delegación del Gobierno – Junta de Andalucía, 112; Emergência 061; Cruz Roja Española; Puerto Desportivo Marina Isla Canela; APPA Ayamonte; Protécion Civil (Diputacíon de Huelva); e Consorcio Provincial de Bomberos de Huelva.

O MARSEC23 desenrola-se no Rio Guadiana ao largo da Cidade de Ayamonte, a aproximadamente 160m da Lota de Ayamonte, na posição geográfica 37°12'55.94"N– 007°24'42.82"W.