Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Estudantes de Vila Real de Santo António promovem projeto de saúde mental em Barcelona

Estudantes de Vila Real de Santo António promovem projeto de saúde mental em Barcelona

08/05/2023

Três estudantes do 11º ano da Escola Secundária de Vila Real de Santo António desenvolveram um projeto de saúde mental, no âmbito do «The Challenge 2023», promovido pela Fundação La Caixa, e participaram no campus do concurso, em Barcelona.

Catarina Nunes, Beatriz Dias e Vitória Zamboretti criaram «Talk2Me», uma aplicação de ajuda relativamente à saúde mental, à qual é possível aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, permitindo criar soluções para quem tem problemas relacionados com a saúde mental, através de aconselhamento técnico, terapia, tratamento ou partilha de experiências.

O projeto surgiu, de acordo com as alunas do curso de Ciências e Tecnologias, «da vontade de ajudar aqueles que, muitas vezes, por vergonha, acabam por não desabafar ou não deitar cá para fora aquilo que verdadeiramente sentem e toleram no seu dia a dia» e, por isso, o acesso à aplicação será feito de forma anónima, através de chat ou de um telefonema.

A Escola Secundária de VRSA foi a única escola pública apurada entre os 1500 projetos a concurso, dos quais apenas 100 foram selecionados - 97 espanhóis e 3 portugueses. Neste sentido, a autarquia de Vila Real de Santo António congratula as alunas e todos os professores que têm a capacidade e habilidade de incentivar e inspirar os seus alunos a desenvolver projetos vencedores como este.

Dos 100 projetos ainda a concurso, serão selecionados os 15 melhores e as suas equipas farão uma viagem de formação aos Estados Unidos.