Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Projeto Zimbral for LIFE luta para preservar zimbrais dunares

17/07/2023

O projeto Zimbral for LIFE foi apresentado, esta semana, no Salão Nobre dos Passos do Concelho, na presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, e do vereador da autarquia com o pelouro do Ambiente, Álvaro Leal.

  • Projeto Zimbral for LIFE
  • Projeto Zimbral for LIFE
  • Projeto Zimbral for LIFE
  • Projeto Zimbral for LIFE

Esta iniciativa teve início em outubro de 2022 e pretende preservar os zimbrais dunares na costa portuguesa, nomeadamente em três Zonas Especiais de Conservação: Comporta/Galé, Costa Sudoeste e Ria Formosa/Castro Marim.

O objetivo do projeto é colmatar as lacunas existentes no conhecimento sobre a biologia e ecologia destas plantas, testar e avaliar as práticas de gestão, diminuir o impacto das principais ameaças, melhorar a estrutura e a função, aumentar a área de ocorrência, e elaborar um Plano Nacional de Conservação para este Habitat.

Com coordenação da Universidade de Évora, Zimbral for LIFE conta ainda com a parceria da Rewilding Sudoeste (RWSW), da FloraData, do Centro de Investigação Científica e Tecnológica da Extremadura e, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O orçamento total é de 3 110 066.08 €, sendo 67% financiado pelo Programa LIFE – Nature and Biodiversity, com fundos da União Europeia.

 

Zimbrais Dunares

Zimbro é o nome popularmente dado às espécies de Juniperus spp. Está presente em várias zonas de matagais litorais e dunares na costa atlântica portuguesa, formando comunidades arbustivas que são cada vez mais raras e ameaçadas como, por exemplo, a sul da Figueira da Foz, Peniche, Sintra, Comporta e Costa Vicentina.

Além do seu grande valor intrínseco, por ser uma espécie endémica com elevado valor de conservação, esta vegetação constitui ainda o habitat de alimentação, refúgio e reprodução da entomofauna (insetos), avifauna (aves), herpetofauna (répteis e anfíbios) e fauna vertebrada terrestre, associada às dunas.

Os zimbrais portugueses (Habitat natural 2250*), considerados um habitat prioritário para a conservação, dentro da Rede Natura 2000, no âmbito da Diretiva Habitats da União Europeia, têm vindo a ser ameaçados pelas alterações do uso do solo, nomeadamente a pressão urbanística e turística, ou a propagação de espécies exóticas invasoras, como as acácias ou o chorão-das-praias.