Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA celebra festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação

VRSA celebra festas em honra de  Nossa Senhora da Encarnação

28/08/2023

Vila Real de Santo António celebra, entre os dias 1 e 3 de setembro de 2023, as festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da cidade.

Este evento anual é um dos pontos altos do calendário, reunindo moradores e visitantes para três dias de festividades. Além da tradicional procissão e dos jogos populares, o cartaz contempla diversos concertos, atuações de djs e um espetáculo de fogo de artifício.

As celebrações começam esta sexta-feira com a atuação do dj Miax (22h00) e do dj Pedro Carrilho (00h00), no jardim da Avenida da República (frente à capitania).

No segundo dia das festas, a 2 de setembro, a música ao vivo entra em cena às 22h00 com a apresentação da «Banda Oitentamente», na Praça Marquês de Pombal. O programa continua ao ritmo do dj Gustavo Vera, que assume o palco no Jardim da Avenida da República, a partir da meia-noite.

O terceiro e último dia das festividades, a 3 de setembro, domingo, começa às 8h00, com a alvorada.

Às 10h00, a diversão continua com o Pau de Sebo, uma competição realizada na Associação de Pescadores Santo António de Arenilha. A tradição marítima é celebrada com a Corrida de Barcos, também na Associação de Pescadores Santo António de Arenilha, às 12h00.

Pelas 17h00 tem lugar a Missa Solene. A tarde culmina com a grandiosa Procissão em honra de Nossa Senhora da Encarnação, a partir das 18h00, que será acompanhada pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA e pelas embarcações de pescadores no Rio Guadiana.

A música ao vivo volta à Praça Marquês de Pombal, às 21h30, com a Orquestra Sérgio Peres, banda vila-realense fundada nos anos 70 e que alcançou o sucesso com temas como «Sem Ti». A formação está de regresso aos palcos com uma atuação única, em Vila Real de Santo António.

Segue-se um grandioso concerto de Tributo aos Gipsy Kings, com muita cor, luz e boa disposição, às 22h00.

O cartaz encerra com um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, na Avenida da República, junto ao Rio Guadiana.

As festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela Paróquia da Nossa Senhora da Encarnação, em parceria com a Junta de Freguesia de VRSA e a Associação de Pescadores Santo António de Arenilha.

Documentos para Download