Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Centro Comercial a Céu Aberto de VRSA ganha candidatura ao programa «Bairros Comerciais Digitais»

Centro Comercial a Céu Aberto de VRSA ganha candidatura ao programa «Bairros Comerciais Digitais»

06/09/2023

O município de Vila Real de Santo António viu aprovada a candidatura do Centro Comercial a Céu Aberto de VRSA à medida «Bairros Comerciais Digitais». O anúncio foi efetuado, esta quarta-feira, numa cerimónia realizada no Palácio da Bolsa, no Porto.

A iniciativa representa um investimento global de 1,5 milhões de euros, dos quais 895 mil euros são elegíveis para financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A sessão foi organizada pela Direção-Geral das Atividades Económicas - na qual foi efetuada a apresentação dos «Bairros Comerciais Digitais» aprovados - e contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

O município de VRSA esteve representado pelo Chefe de Divisão de Atividades Económicas, Turismo e Comunicação, José Gonçalves.

O Bairro Digital de VRSA resulta de uma parceria estabelecida com a Associação de Empresários do Concelho de VRSA, tendo a candidatura sido promovida e instruída pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Esta valorização, desenvolvida em conjunto com os empresários locais, tem como objetivo estruturar e defender a identidade do comércio vila-realense, tornando-o ainda mais atrativo e resiliente, e posicionando-o como uma clara alternativa às grandes superfícies comerciais.

Por outro lado, procura reforçar ainda mais a sua visibilidade no contexto da vizinha Andaluzia, já que os visitantes espanhóis são um dos seus principais clientes.

A constituição de um Bairro Digital na zona comercial do centro de Vila Real de Santo António é uma das maiores apostas do município e torna-se possível porque – ao contrário de muitas cidades e vilas – ali já existe um «centro comercial a céu aberto», com uma identidade única e inovadora, mobiliário e sinalética próprios e uma ampla diversidade de lojas e serviços.

Os Bairros Comerciais Digitais são projetos dedicados à valorização do comércio e serviços, recuperando o conceito de urbanismo comercial para a vertente digital.

Pretende-se, por exemplo, melhorar a experiência de consumo através da integração de soluções digitais, da digitalização dos modelos de negócio, ou do aumento das competências digitais dos trabalhadores, estimulando o empreendedorismo nas áreas do comércio e dos serviços.

À semelhança do que já está a ser dinamizado noutras cidades, o Bairro Digital de VRSA pretende alavancar a presença dos estabelecimentos comerciais em websites na Internet ou em plataformas de comércio tipo marketplace, em conjunto com uma ótica de promoção e divulgação assente nas redes sociais ou na agregação de circuitos turísticos que possam valorizar o comércio.