Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA celebra Dia Mundial das Aves Migratórias

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA celebra Dia Mundial das Aves Migratórias

19/10/2023

No domingo, 22 de outubro de 2023, das 8h00 às 17h00, venha à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA) conhecer as aves migratórias que por ali passam e re-pousam.

O evento faz parte da comemoração do Dia Mundial das Aves Migratórias, que se celebra em maio e em outubro. Para assinalar esta data, a Comissão de Cogestão desta área protegida desafia miúdos e graúdos a participarem nas atividades que incluem passeios guiados, apresentação de publicações e palestras.

Entre as iniciativas, de carater gratuito, é proposta uma visita de campo guiada por um profissional na área do Turismo Ornitológico, que irá relevar alguns dos principais motivos de interesse desta área protegida ao nível da sua avifauna, bem como falar sobre o Turismo de Observação de Aves (birdwatching) e como este pode ser importante nas dinâmicas locais de desenvolvimento.

Os interessados para a visita, deverão confirmar a sua participação até dia 18 de outubro, através dos contactos disponíveis: 281 531 257 ou 281 531 171.

Além das visitas guiadas, haverá a apresentação do livro fotográfico «A Natureza no Mundo», de Hugo Esteves, e duas palestras subordinadas aos temas «Os segredos da Migração», por Gonçalo Elias, e «Aves aquáticas ao longo da rota migratória do Atlântico Oriental», por António Araújo.

O Dia Mundial das Aves Migratórias foi criado em 2006 com o objetivo de alertar para a importância de conservar as espécies de aves migradoras e os seus habitats. Tem um alcance global e é uma ferramenta eficaz para ajudar a aumentar a consciencialização acerca das ameaças enfrentadas pelas aves migratórias, a sua importância ecológica e a necessidade de cooperação internacional para as proteger. O tema de 2023 é Água: sustentando a vida das aves.

Documentos para Download