Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

47º Aniversário do 25 de ABRIL

25 de Abril - VRSA

25/04/2021

Mensagens escritas das forças políticas com representação na Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, evocativas do 47º aniversário do 25 de Abril.

 

Mensagem do Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António


Este ano, pela segunda vez consecutiva, uma pandemia impede-nos de juntar as crianças e os jovens do nosso Concelho numa sessão solene da Assembleia Municipal: era essa a nossa vontade e era isso que, provavelmente, mais faria sentido.

Porque, passado quase meio século sobre o 25 de Abril de 1974, talvez o que se nos exija, sobretudo, seja partilharmos com os jovens o testemunho desse «dia inicial inteiro e limpo» (cf. Sophia), e reflectir com eles sobre o significado e as consequências de, a partir de então, nos ser dada a possibilidade e a responsabilidade de construirmos, decidindo por nós próprios, o nosso próprio futuro. Porque é isso, antes de mais, que o 25 de Abril significa: a possibilidade de, em liberdade, fazermos as nossas próprias escolhas, moldarmos o nosso próprio destino enquanto comunidade.


E era isto o que desejaríamos discutir e partilhar com os mais jovens, ao vivo, numa sessão solene. Também porque é em tempos como este – em que uma crise de saúde pública nos está a arrastar para uma nova crise económica e social – que mais sentido faz invocar o simbolismo do 25 de Abril: o da acção, através das instituições democraticamente eleitas, no sentido da melhoria da qualidade de vida e da redução das desigualdades.


José Carlos Barros,


Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António

 

 

 

Presidente da Câmara Municipal de VRSA

Comissão Política de Secção do PSD VRSA

Concelhia do Partido Socialista de VRSA

 

 

Comissão Concelhia PCP VRSA