Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Episódio de precipitação intensa no município de Vila Real de Santo António

Episódio de precipitação intensa no município  de Vila Real de Santo António

23/09/2021

Na manhã desta quinta-feira, o município de Vila Real de Santo António foi atingido por uma intempérie que originou um episódio de precipitação forte acompanhada de trovoada, tendo a estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registado, numa hora, a queda de 41,2 milímetros de precipitação na cidade e nas zonas de fronteira adjacentes, nomeadamente Ayamonte e Ilha Cristina.

O fenómeno meteorológico atípico causou a acumulação de grandes massas de água em zonas e artérias de Vila Real de Santo António e Monte Gordo habitualmente identificadas como pontos críticos, o que provocou condicionamentos na circulação automóvel e pedonal.

A situação tem estado a ser acompanhada desde o primeiro momento pelo município de Vila Real de Santo António, num trabalho que articulou, de uma forma conjunta, o Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, Sapadores Florestais, Serviços Municipais, GNR, PSP, Juntas de Freguesia, Ecoambiente e Águas do Algarve.

No total, foram registadas 41 ocorrências, que envolveram 29 operacionais e 14 veículos, estando, durante a manhã, a proceder-se ao escoamento de águas nas artérias afetadas e em algumas garagens.

Além das ações no terreno, os serviços da Ecoambiente (empresa responsável pela limpeza urbana) têm estado a efetuar, desde o início de setembro, trabalhos de limpeza de todos os sumidouros e sarjetas do concelho, tendo inclusivamente sido reforçadas, na semana passada e durante o dia de ontem, as ações de limpeza tendo em consideração as previsões de chuva forte para o dia de hoje.

 

 

Neste momento, as equipas da Ecoambiente continuam no terreno a desobstruir todos os sumidouros que foram atingidos pela intempérie, a qual arrastou algumas massas de terra e folhagem.

O mau tempo que se fez sentir no concelho de VRSA teve origem numa bolsa de ar frio em altura que se deslocou de Espanha para Portugal Continental, provocando instabilidade e aguaceiros localmente fortes.