Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA associa-se ao Mês da Prevenção do Suicídio

VRSA associa-se ao Mês da Prevenção do Suicídio

07/09/2023

A campanha "Agarra a Vida: Setembro, Mês da Prevenção do Suicídio" faz parte de um esforço global de sensibilização e prevenção do suicídio, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Portugal, esta campanha conta com o apoio da Coordenação Nacional de Políticas de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidologia e, na região do Algarve, da Coordenação Regional de Saúde Mental, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Algarve, das diversas autarquias locais e de diversas instituições.

A campanha "Agarra a Vida: Setembro, Mês da Prevenção do Suicídio" é uma iniciativa que visa sensibilizar e prevenir o suicídio na região do Algarve. Durante o mês de setembro e Outubro, irão ser realizadas diversas atividades em vários concelhos do algarve alusivas ao tema.

A campanha pretende alcançar um público diversificado, incluindo pessoas de todas as idades, profissionais de saúde, educadores e a comunidade em geral. Serão organizadas palestras, workshops, eventos culturais e artísticos para destacar a importância da saúde mental e, como identificar os sinais de alerta do suicídio. Também serão promovidas campanhas de sensibilização nas redes sociais e rádios, com o objetivo de eliminar o estigma.

Além disso, a campanha engloba ações de sensibilização e educação para profissionais de saúde e educação, grupos de apoio e recursos informativos em locais públicos. A iluminação de edifícios e pontos de referência locais na cor amarela que simboliza a campanha será também uma forma de chamar a atenção para a prevenção do suicídio.

O  Município de Vila Real de Santo António também se compromete a fazer parte desta iniciativa e destaca a importância de unir esforços e recursos para abordar a prevenção do suicídio. A colaboração entre as organizações, instituições de saúde e governo local é fundamental para aumentar a consciencialização sobre a saúde mental, identificar fatores de risco e oferecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ao associar-se a esta campanha, a Divisão de Intervenção Social e Saúde do Município de Vila Real de Santo António demonstra seu compromisso com o bem-estar da comunidade local e a sua determinação em contribuir para a promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio. Juntos, estes esforços têm o potencial de salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas no Algarve.

Lembre-se que, em momentos de dificuldade emocional, procurar ajuda profissional é fundamental. 

Documentos para Download