Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

VIII edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana arranca com casa cheia

27/01/2023

O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, inaugurou, esta sexta-feira, a VIII edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana.

A vereadora da Câmara Municipal de VRSA com o pelouro da Cultura, Conceição Pires, apresentou a jornada e os historiadores, agradecendo especialmente a todos os presentes que encheram a sala desta “casa de cultura e de história”, contribuindo “para que a iniciativa continue a ter a dignidade que merece”.

A sessão iniciou-se com a apresentação da revista «Lúmen», um projeto do Arquivo Histórico Municipal que pretende dar a conhecer o serviço que se faz no arquivo, os investigadores que ali trabalham e o património da comunidade. A revista será anual e a primeira edição vai ficar disponível para consulta, em formato digital, no site da autarquia, a partir do mês de março.

Fernando Pessanha foi o responsável pela palestra inicial, em substituição de Cátia Pereira, como estava inicialmente previsto. No âmbito das comemorações do Centenário do Farol de VRSA, o historiador recordou a tertúlia histórica «Memórias do Farol de VRSA: À conversa com Fernando Pessanha, Neto Gomes e José Cruz», realizada a 19 de janeiro, e falou sobre a história e as memórias de um dos mais importantes monumentos do município.

O arqueólogo Benjamín Cabaco apresentou a comunicação «La fortificación de las Angustias de Ayamonte (Huelva)» sobre o local onde se encontra a Igreja de Nuestra Señora de las Angustias e a sua fortaleza. É um enclave de extrema importância na história da cidade, considerado o seu centro político, económico e religioso, durante a era moderna e contemporânea.

A tarde prosseguiu com a visita guiada a Ayamonte, com uma deslocação ao Baluarte das Angústias de Ayamonte, conduzida por Benjamín Cabaco, e uma visita à Igreja das Angústias, orientada pela historiadora María Antonia Moreno Flores.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana, inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António/Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores.