Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Open Internacional de Ténis traz centenas de adeptos da modalidade a VRSA

31/01/2023

Torneio é um dos mais disputados do início da temporada e prémios em jogo ascendem aos 50 mil euros

  • Apresentação_Open Internacional de Ténis de VRSA
  • Apresentação_Open Internacional de Ténis de VRSA
  • Apresentação_Open Internacional de Ténis de VRSA

O município de Vila Real de Santo António e o Clube de Ténis de VRSA apresentaram, esta terça-feira, o Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, torneio que irá realizar-se entre os dias 5 e 19 de fevereiro e irá reunir centenas de adeptos da modalidade.

Marcaram presença na sessão de apresentação o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, o vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, Ricardo Cipriano, o vereador com o pelouro do Desporto e Juventude, Álvaro Leal, o presidente do Clube de Ténis de VRSA, Joaquim Ribeiro, e o técnico do Clube de Ténis de VRSA, Vítor Palma.

Para o presidente da autarquia, Álvaro Araújo, este torneio representa o regresso dos grandes eventos desportivos a Vila Real de Santo António, embora a sua escolha tenha sido criteriosa, dado o volume de investimento envolvido.

«Sabemos que o município passa por dificuldades financeiras e, por isso, temos que ser muito rigorosos nos critérios de seleção. Este é, contudo, um evento que - em época baixa - irá trazer prestígio ao Clube de Ténis, ao Complexo Desportivo e ao concelho, pelo que será apoiado pela taxa turística», frisou.

Álvaro Leal, vereador com o pelouro do Desporto e Juventude, considerou que «o Open está inserido na estratégia de turismo e desporto do concelho e irá trazer notoriedade à cidade através do regresso de grandes profissionais e da prática da modalidade ao mais alto nível em dois torneios simultâneos», inseridos no calendário da Federação Internacional de Ténis - ITF World Tennis Tour.

Ricardo Cipriano, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, reforça a ideia de que «esta prova é um bom exemplo da aplicação da taxa turística» e afirma que este mecanismo de financiamento irá apoiar, este ano, outras iniciativas de natureza cultural e lúdica.

Já o presidente do Clube de Ténis de VRSA, Joaquim Ribeiro, agradeceu ao executivo da autarquia pelo apoio prestado ao evento que recebeu centenas de inscrições e já tem atletas em lista de espera.

«Neste início de temporada, vamos receber cerca de 100 jogadores profissionais, de 35 nacionalidades diferentes, em busca de pontos que lhes permitam subir no ranking e vir a integrar provas cada vez mais importantes», afirmou, por seu turno, Vítor Palma, técnico e treinador do Clube de Ténis de VRSA.

Em destaque estão as presenças de grandes desportistas da modalidade como o português Gonçalo Oliveira, o francês Valentin Vacherot, cabeça de série na sua categoria, e o checo Dominik Kellovsky, uma das grandes promessas do ténis.

Tendo em consideração o alto nível competitivo, são esperadas centenas de pessoas nos courts de ténis para assistir aos dois torneios. Entre atletas, staff e comitiva são esperadas mais de 700 pessoas, contribuindo para as boas taxas de ocupação hoteleira e para a dinamização da economia local.

Todos os campos onde irão decorrer os jogos foram alvo de renovação do piso e da melhoria das infraestruturas, medidas necessárias para se poder desfrutar do ténis ao mais alto nível.

O Open Internacional de VRSA é uma coorganização do Clube de Ténis de VRSA, da Câmara Municipal de VRSA e da Federação Portuguesa de Ténis, contando com um vasto leque de patrocinadores.

Todos os jogos têm entrada livre.