Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Arquivo Histórico Municipal celebra os 510 anos da fundação de Santo António de Arenilha

Representação iconográfica de Arenilha presente no Livro das Fortalezas de Duarte de Armas

01/02/2023

O município de Vila Real de Santo António assinala os 510 anos da fundação de Santo António de Arenilha com um programa comemorativo, no dia 8 de fevereiro de 2023.

As celebrações têm início, às 11h00, com a inauguração do painel toponímico «Rotunda Capitão Cristóvão de Mendonça». O momento simbólico de descerramento do painel, alusivo ao comendador de Arenilha, terá lugar na rotunda da Avenida das Comunidades Portuguesas, em VRSA.

A iniciativa contempla ainda a realização da conferência «O conhecimento histórico sobre Santo António de Arenilha: o estado da questão», que terá lugar no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, às 18h00, e será conduzida pelo historiador e investigador Fernando Pessanha.

Em 1513, no dia 8 de fevereiro, foi redigida a carta de Privilégio na qual o rei D. Manuel manda proceder à construção da vila de Arenilha. Um documento que veio assinalar formalmente a constituição da nossa sede de concelho, assim como os limites geográficos do então termo de Santo António de Arenilha.

A identificação de novas fontes e o seu estudo têm trazido novas informações a público e, nesta sequência de descobertas, surgiram há poucos anos dois documentos que revelavam a existência de um comendador de Arenilha até então desconhecido: Cristóvão de Mendonça.

O capitão, filho de Diogo de Mendonça, alcaide-mor de Mourão, foi um dos navegadores mais polémicos e controversos da história dos Descobrimentos Portugueses e aparece referido na documentação como fidalgo da Casa Real e cavaleiro da Ordem de Cristo, em 1514.

Cristóvão de Mendonça partiu para o Oriente em busca das míticas Ilhas do Ouro, em 1519, e quando regressou, foi generosamente agraciado com rendas, mercês e distinções. Destacam-se a sua nomeação para a capitania de Ormuz, uma das mais rentáveis e cobiçadas de todo o Império no Oriente e uma comenda da Ordem de Cristo: a comenda da vila de Arenilha, na foz do Guadiana.

Documentos para Download

PUBLICAÇÔES

Newsletter