Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA a Céu Aberto

A implementação do projeto VRSA a Céu Aberto operou uma mudança profunda e de forte impacto visual no coração da cidade. O conceito tem tantas décadas como os mercados de rua mas a ideia é pioneira: transformar o Centro Histórico de Vila Real de Santo António num Centro Comercial a Céu Aberto.

A criação e desenvolvimento desta nova identidade distingue a cidade das restantes do país, como projeto único e com características especiais, colocando-a novamente no centro da discussão como referência de mudança e modernidade.

O elevado investimento efetuado ao nível da imagem e cuidado dotou a cidade de infraestruturas culturais e de informação turística inexistentes até à data. VRSA a Céu Aberto agiu como um extraordinário apoio e incentivo ao comércio local, ao fornecer todos os equipamentos e dispositivos, abrindo assim caminho para capitalizar e melhorar a sua atividade. O Centro Histórico de Vila Real de Santo António é agora mais charmoso, moderno e agradável, traduzindo-se no aumento do nosso número de visitantes.

As potencialidades do projeto Centro Comercial a Céu aberto não se esgotam numa ação de implementação incisiva e isolada. Apresenta-se hoje como uma missão, contínua e insistente, de promoção do crescimento económico local e regional, requalificação do espaço público, regulamentação da sua ocupação e de reestruturação decisiva da dinâmica e imagem da cidade.