Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Competências

. Proceder à articulação das atividades juvenis do município, fomentando a participação alargada de associações, coletividades e outras organizações.

. Estimular e apoiar o associativismo juvenil no concelho.

. Estimular a participação cívica dos jovens.

. Promover, criar e desenvolver programas para jovens, designadamente nas áreas de ocupação de tempos livres, do voluntariado, da cooperação e do associativismo.

. Estimular o contacto com outros jovens através de projetos de intercâmbios locais, regionais e ou internacionais.

. Colaborar com associações juvenis, associações de estudantes e outros agentes ligados a atividades com jovens, na dinamização de projetos de intervenção comunitária (local ou concelhia), incentivando as dinâmicas já existentes ou criar, com jovens, novas formas de envolvimento na comunidade.

. Promover contactos e relações a estabelecer com os órgãos da Administração Central e Regional com competências na área da juventude.

. Proporcionar aos jovens oportunidades e espaços para expressarem a sua criatividade de uma forma integrada e saudável.

. Contribuir para criar condições para prevenir situações de comportamentos desviantes que, tendencialmente, atingem a população mais jovem.

. Promover ações de formação, informação e encaminhamento, no sentido da prevenção de comportamentos de risco, em articulação com outras entidades.

. Dinamizar a integração social dos jovens, apoiando a sua participação em atividades sociais, culturais, artísticas, científicas, políticas e económicas.

. Apoiar, informar e encaminhar a população juvenil do concelho em termos de procura de emprego.

. Apoiar projetos de formação profissional visando uma melhor qualificação, nomeadamente na área das novas tecnologias de informação.

. Concretização das medidas adotadas no âmbito da política municipal de juventude.

. Dinamizar as associações juvenis e estudantis e propor formas de apoio técnico e financeiro.

. Promover o acesso dos jovens à informação, através da criação, desenvolvimento e promoção de sistemas integrados de informação.

. Apoiar e incentivar a participação dos jovens do concelho em organismos nacionais, comunitários e outros.

. Proceder à realização de levantamentos e estudos de diagnóstico da realidade juvenil do concelho.