Vila Real de Santo António recebeu, este sábado, as cidades-irmãs para a comemoração do 35º aniversário da sua elevação a cidade. Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo marcaram presença na cidade pombalina para um programa comemorativo que assinalou também o 29.º aniversário do projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades».
O Hino Nacional e o hastear das Bandeiras, por parte dos representantes dos municípios, marcaram o início das celebrações que prosseguiram com o Hino de Vila Real de Santo António, pela Banda Filarmónica de VRSA, e a entrega de lembranças ao presidente anfitrião.
Dezenas de alunos envolvidos na iniciativa reuniram-se na Praça Marquês de Pombal para dar voz ao tradicional hino do «Caracol da Amizade», acompanhados pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA, depois de assistirem a uma atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha.
O Centro Cultural António Aleixo foi o local escolhido para a inauguração da exposição «Patrimónios das 4 cidades» e para a sessão solene das comemorações oficiais, que marcou o término dos festejos, com o presidente da autarquia anfitriã a enaltecer o projeto que “constitui uma grande vitória educativa com tantos anos de existência. Continuaremos juntos porque somos protagonistas de uma valiosa história comum”.
No dia 11 de março de 1988, as então vilas do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António foram elevadas à categoria de cidades, num ato testemunhado, na Assembleia da República, por muitos fundanenses, marinhenses, montemorenses e vila-realenses.
A partir desta data, e através de uma geminação então criada, as 4 cidades passaram a denominar-se «cidades irmãs» e o dia 11 de março é, desde então, comemorado como o dia de aniversário das 4 cidades, sendo celebrado, de forma rotativa, em cada uma das localidades.