O desporto vai unir os cidadãos transfronteiriços da Eurocidade do Guadiana

14/05/2021

Com o objetivo de promover a atividade física e os hábitos saudáveis, os três municípios que compõem a Eurocidade do Guadiana, Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentam um extenso programa de atividades desportivas

Cofinanciado através do Programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP), é um programa inovador e ambicioso que consegue adaptar as necessidades da população - socializar e praticar atividade física - à atual situação de pandemia. Estas atividades vão promover a conexão com o meio natural mas, por outro lado, vão promover-se através da aplicação móvel "Eurociudad del Guadiana en Movimiento - Gamefit".

As atividades presenciais serão orientadas através de “Rotas Saudáveis” de canoagem, caminhadas e ciclismo, bem como sessões de prática desportiva ao ar livre para crianças e adultos. Aulas e sessões online que incluem disciplinas como Yoga, Pilates, Fitness ou Zumba, começarão na próxima semana e ocorrerão ao longo do ano e podem ser visualizadas por meio do projeto EuroGuadiana 2020 no Facebook e no YouTube.

Estiveram presentes na cerimónia de apresentação Javier López, Presidente em exercício do Ayuntamiento de Ayamonte; Francisco Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, bem como os responsáveis ​​pelos serviços desportivos de cada município e os técnicos da Eurocidade do Guadiana.

Nas palavras de Javier López “Os serviços desportivos dos três municípios têm um longo percurso em termos de cooperação transfronteiriça. Eventos como as X Milhas do Guadiana, a Regata de Canoagem, a Travessia de Natação do Rio Guadiana ou a Subida e Descida à Vela, demonstram o bom trabalho e a coordenação eficaz dos três órgãos do território. Fruto desta experiência anterior, juntamente com o impulso que o projeto e a equipa técnica do EuroGuadiana2020 supõem, podemos apresentar hoje este amplo programa de atividades desportivas que terá início em maio e continuará ao longo do ano”.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral elogiou o trabalho realizado pela equipa técnica, alegando que o desporto é uma importante forma de socialização e que, como médico, defende a promoção da atividade física para uma maior qualidade de vida.

Segundo Carlos Afonso, Chefe de Desporto da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “o território da Eurocidade do Guadiana sempre foi um território comum para o desporto, a cooperação no domínio desportivo é para nós natural e este projeto serve para fortalecer e atualizar esses laços existentes”.

Para mais informações entre em contato: yolanda.macias@ayamonte.es / +34959338019