Aviso à população PERIGO DE INCÊNDIO RURAL- medidas preventivas

24/08/2021

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, para as próximas 48 horas, um aumento do risco de incêndio, destacando-se os seguintes aspetos: − Tempo quente e seco; − Vento moderado a forte; − Instabilidade atmosférica, com condições para a ocorrência de trovoadas.

1.SITUAÇÃO

Acompanhe a informação meteorológica em: www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
As condições meteorológicas previstas são favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, e ao aumento da dificuldade das ações de supressão (controlo e extinção).

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO, até 30 setembro é:

− PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

− PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

− PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;

− PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

− PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;

− PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;

− PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos;

− OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

A ANEPC apela à tolerância zero para o uso do fogo nos espaços florestais.a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Documentos para Download

/html>