Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Executivo municipal e Delegado Regional de Educação visitam Escola EB D. José I

10/01/2022

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, o Delegado Regional de Educação da Região Algarve, Alexandre Lima, e o Diretor do Agrupamento de Escolas D. José I, Eduardo Cunha, visitaram, esta segunda-feira, as instalações da Universidade dos Tempos Livres de VRSA, edifício que irá acolher, até ao final do segundo período letivo, as turmas do terceiro ciclo da escola EB 2/3 D. José I.

Recorde-se que, tendo em consideração os estragos causados em algumas salas – devido ao atraso do empreiteiro na execução da obra de substituição da cobertura –, nomeadamente infiltrações e outros prejuízos que irão obrigar a reparações, a direção da escola optou por manter apenas os alunos do segundo ciclo nas instalações da sede da EB 2/3 D. José I.

Neste momento, todas as turmas do terceiro ciclo já se encontram a frequentar as aulas no edifício da Universidade dos Tempos Livres, cedido pela autarquia e localizado a 300 metros da sede escolar. Com esta solução, estão garantidas todas as condições de ensino e aprendizagem para dar início a mais um período letivo, conforme foi atestado no local.

Para o efeito, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António colaborou, desde o primeiro momento, na adaptação das instalações da Universidade dos Tempos Livres, nomeadamente na instalação de equipamento informático e iluminação, dotando o edifício com as melhores condições funcionais para alunos e professores.

Para garantir todas as normas sanitárias e de segurança, o imóvel foi também alvo de vistorias pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pela Autoridade Local de Saúde Pública, cujos representantes também estiveram hoje presentes no local.

A visita de trabalho terminou na Escola D. José I, a qual acolhe, neste momento, apenas os alunos do segundo ciclo, assim como o refeitório escolar e pavilhão desportivo.

Neste momento, a Direção de Serviços da Região do Algarve da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares já desencadeou os procedimentos necessários para assegurar a reparação das salas afetadas no edifício sede, prevendo-se que todos os trabalhos se encontrem concluídos até ao final do segundo período letivo.

A obra de substituição da cobertura deveria estar concluída no final de novembro, mas os sucessivos atrasos na aquisição de material - por parte do empreiteiro - impediram o cumprimento dos prazos estipulados.

Por estas razões, a Câmara Municipal de VRSA irá aplicar todas as sanções pecuniárias e indemnizatórias - por incumprimento contratual - que se revelarem pertinentes para fazer face aos prejuízos e danos causados.

/html>