Arquivo entre Histórias regressa com nova sessão

23/02/2022

É já no próximo dia 25 de fevereiro (sexta-feira), pelas 18h00, que o Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, recebe mais uma sessão do ciclo «Arquivo entre Histórias», desta vez dedicada ao tema Sebastião Martins Mestre (1761-1834): do triunfo das Peninsulares ao martírio de um vencido.

A conferência é apresentada por Cátia Pereira, estudante de mestrado em História e Patrimónios pela Universidade do Algarve.

De acordo com a mestranda, «A História está repleta de figuras notáveis que ainda não estão devidamente estudadas. Tal situação é também a de Sebastião Martins Mestre, um algarvio que participou em dois acontecimentos decisivamente marcantes para a sociedade portuguesa do século XIX: as Invasões Francesas e as Guerras Liberais. Durante a juventude, Martins Mestre gloriou-se graças à sua intervenção nas invasões napoleónicas, mas, quando se tornou presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a sua imagem ficou para sempre ensombrada pela sua conduta».

De forma a garantir o distanciamento e a etiqueta respiratória, a entrada está sujeita a inscrição/reserva antecipada através do e-mail arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.

Documentos para Download